Prós:
É Metal Gear Solid, e aproveita as funcionalidades que o PlayStation 3 oferece. Os gráficos do jogo são simplesmente emocionantes. O jogador se surpreende cada vez mais com os potenciais de MGS4.
A jogabilidade é fora de sério: o novo traje OctoCamo torna Solid Snake praticamente invisível, e cada jogador pode escolher seu modo de lidar diferente, seja esquivando-se pelas paredes de modo a tornar-se invisível, seja correndo no meio da rua e desviando dos tiros de seus adversários.
Além disso, o sistema de tiro é extremamente intuitivo e eficaz: o jogador pode alternar rapidamente entre mira automática ou manual, pressionando quadrado, bem como entre a visão sobre os ombros e a visão em primeira pessoa.
O enredo, como sempre, é de tirar o fôlego: Sem dúvida alguma, esta é a parte mais instigante do jogo, ao lado da tensão que fica no ar desde que Snake encontra pela primeira vez o seu novo exército inimigo: The Beast and the Beauty.
A trilha sonora é excelente, e o jogo ainda traz um iPod (que é controlado exatamente como o aparelho original da Apple) com o qual Solid Snake pode ouvir músicas de outros jogos da série.
Contras:
O fato do jogo ser em blu-ray exige instalação de conteúdo para que não ocorram muitos loadings, e essa instalação é lenta, repetindo-se a cada capítulo, algo que donos de consoles não se alegram muito em ver. O serrilhado presente no jogo, principalmente nas sombras, é a única coisa que impede que tratemos os como perfeitos. Não existe uma versão para Xbox 360.