Prós:
A jogabilidade é, ao mesmo tempo, simples e complexa, atingindo plenamente tanto jogadores iniciantes como gamers experientes. Os gráficos são emocionantes, com texturas incríveis, modelagem excelente e com uma das engines de física mais realistas que o mundo dos games já viu. O sotaque croata de Niko Bellic dá um toque completamente novo no jogo. A interação, que já atingira um nível inacreditável em GTA San Andreas, redefine a história dos videogames em GTA IV.
A trilha sonora é, como sempre, impecável, com opções para todo tipo de jogador: desde Soviet Connection — uma espécie de rap croata que é a música tema do jogo — até música clássica, passando por reggae, rock, e muitas outras estações de rádio. Muitas ações são realizadas pelo celular, que agora permite ao jogador contatar parceiros, bem como sua namorada (sim, você tem uma namorada), além de convidar seu primo para bares, clubes de striptease, boliche e muito mais. Além disso, a longevidade já conhecida da série ganha um horizonte ainda maior com as novas possibilidades.
Contras:
O sensor de movimento Sixaxis, do controle do PS3, apresenta sensibilidade terrível, mas nada que atrapalhe a jogabilidade, já que o sistema pode ser habilitado e desabilitado a qualquer momento. O serrilhado incomoda um pouco, porém, a qualidade gráfica é tanta que os pequenos serrilhados são facilmente desconsiderados.